Por esta Europa fora...
Liga Vitalis
Beira-Mar e Portimonense estão a um ponto da subida à Liga principal, ao vencerem na Vila das Aves (3-1) e na recepção ao Varzim (3-2), respectivamente, na 29ª jornada da Liga de Honra.
A formação aveirense, que havia perdido a liderança na última ronda, voltou ao comando (51 pontos), com tentos de Artur, Élio e Kanu, e só precisa de empatar em casa com o "lanterna vermelha" (Carregado) para voltar ao convívio com os grandes.
Por seu lado, o Portimonense (segundo, também com 51 pontos), vencedor graças a Ricardo Pessoa, tem tarefa mais complicada, pois desloca-se ao reduto da Oliveirense, que perdeu a liderança, ao cair na deslocação ao terreno do Feirense (2-1), mas continua na luta.
Premier League
O Tottenham mantém-se com um ponto de vantagem sobre o quinto classificado, o Manchester City, na corrida pela última vaga de acesso à Liga dos Campeões. As duas equipas ganharam em casa este sábado.
O golo de Tom Huddlestone de fora da área deu ao Tottenham um triunfo por 1-0 frente ao Bolton, enquanto o Manchester City recuperou de desvantagem e bateu o Aston Villa por 3-1. O emblema de Birmingham perdeu as esperanças de terminar nos quatro primeiros. John Carew (16') colocou os visitantes na frente, mas a equipa de Roberto Mancini marcou por duas vezes em três minutos, ainda antes do intervalo.
Carlos Tévez empatou aos 41 minutos, de penalty, Emmanuel Adebayor colocou o City na frente à boca da baliza e Craig Bellamy fixou as contas perto do fim. O City recebe, na quarta-feira, o Tottenham, na penúltima jornada.
La Liga
O Barcelona reagiu da melhor forma ao afastamento na Liga dos Campeões, ao bater o Villarreal por 4-1 no El Madrigal.
O campeão espanhol aumentou assim temporariamente a vantagem na liderança da La Liga, sobre o segundo classificado Real Madrid CF, que defronta o CA Osasuna no domingo. Lionel Messi (19') abriu o activo, após passe de Xavi Hernández, que haveria de fazer o 2-0, um quarto-de-hora mais tarde, antes de Bojan Krkić ampliar pouco antes do intervalo. Joseba Llorente ainda reduziu a meio do segundo tempo, mas Messi (88') fechou a contagem.
Bundesliga
O Bayern Munique está a um passo de conquistar o 22º título da Bundesliga, ao ganhar por 3-1 ao VfL Bochum 1848, enquanto o seu mais directo adversário, o Schalke 04, perdeu 2-0 em casa com o Werder Bremen.
Bayern e Schalke iniciaram a penúltima jornada da Liga alemã com os mesmos 64 pontos, mas agora os bávaros têm três de vantagem sobre o emblema de Gelsenkirchen, e uma diferença de 17 golos entre os marcados e sofridos. Thomas Müller fez um hat-trick pelo Bayern (18', 20' e 69'). Por seu turno, o Schalke viu-se em desvantagem mercê de um tento de Mesut Özil, aos 55 minutos, enquanto o português Hugo Almeida fez o segundo pouco depois.
O Bremen já não pode chegar ao segundo lugar, mas ganhou vantagem para segurar o terceiro, que dá acesso à Liga dos Campeões. O Bayer Leverkusen ficou a dois pontos da equipa de Thomas Schaaf, ao empatar em casa, 1-1, com o aflito Hertha Berlin - que assim desce de divisão. O Borussia Dortmund também empatou, com o ainda campeão Wolfsburgo (1-1), e continua em quinto.
Serie A
Golos de Francesco Totti e Rodrigo Taddei ajudaram a AS Roma a vencer por 2-1 no reduto do Parma, colocando os giallorossi provisoriamente com mais um ponto que o Inter, no topo do Calcio.
A Roma abriu o activo aos cinco minutos, por Totti. Daniele De Rossi assistiu o capitão de equipa e este efectuou um excelente chapéu ao guardião Antonio Mirante. A formação de Claudio Ranieri fez o segundo a um quarto-de-hora do fim, com Totti a cruzar para um desmarcado Taddei, que facturou de cabeça.
O recém-entrado Davide Lanzafame (81') reduziu para o Parma, mas Luis Jiménez foi expulso, e o conjunto da casa já não conseguiu lutar pelo empate. No domingo, o Inter, de José Mourinho e Quaresma, visita a Lazio.
No outro jogo deste sábado em Itália, o AC Milan conseguiu um suado triunfo caseiro por 1-0, ante a Fiorentina. O único golo do desafio foi marcado por Ronaldinho, de penalty, aos 78 minutos. O Milan consolidou assim o seu terceiro lugar na tabela classificativa.
Taça de França
O Paris Saint-Germain conquistou a Taça de França pela oitava vez na sua história, graças a um golo de Guillaume Hoarau no prolongamento que garantiu um triunfo por 1-0 frente ao AS Monaco, num jogo muito disputado no Stade de France.
O City com o dinheiro que investiu, com um treinador com um bom currículo, não faz mais que o quinto lugar??
Barcelona será campeão e acho que mais cedo do que se pensa.
Quem viu o Bayern no inicio da época e que o vê, Van Gaal fez milagres.
A Roma não se rende, cuidado Mourinho!