Luta até ao fim
A edição 2009/10 da Liga portuguesa termina este fim-de-semana com a disputa da última das 30 jornadas da prova e o Benfica, líder com três pontos de vantagem sobre o Sp. Braga, precisa apenas de um ponto para se sagrar campeão. Os despromovidos Belenenses e Leixões despedem-se do escalão principal, mas ainda há um lugar em aberto para a Liga Europa.
O desaire da semana passada no terreno do FC Porto, por 3-1, adiou os festejos da conquista do 32º título por parte do Benfica, o primeiro em cinco anos. A equipa de Jorge Jesus perde na disputa directa para os arsenalistas caso ambas as formações terminem em igualdade pontual, mas para festejar amanhã (18h) precisa somente de empatar na recepção ao Rio Ave que, em 15 jogos no campeonato, nunca venceu o adversário no Estádio da Luz.
Para esta partida, o treinador dos encarnados não pode contar com Di María, Javi García e Fábio Coentrão, suspensos devido aos cartões amarelos vistos no Estádio do Dragão, mas está convicto de que a sua equipa irá acabar no topo. "Vamos jogar com a convicção de que o campeonato vai ser nosso", disse o técnico após a derrota na Cidade Invicta, a primeira desde final de Outubro e após 19 jogos sem perder. "O nosso público vai ajudar-nos a sermos campeões e a fazermos uma grande festa." O capitão Luisão acrescentou: "Os adeptos vão comparecer e vamos dar-lhes o presente que todos queremos."
À mesma hora, na Madeira, a equipa de Domingos Paciência defronta o Nacional (que luta ainda pela Europa) com o título em mente, isto depois de ter garantido, pelo menos e pela primeira vez na sua história, a qualificação para a terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões. Também por isso, o técnico afirmou: "Aconteça o que acontecer, já somos campeões. Vamos ficar na história deste campeonato. Continuamos a acreditar. Merecemos e é justo chegarmos à última jornada a decidir o campeonato com o Benfica."
A principal novidade no Braga é o regresso do médio Vandinho, findo o castigo de três meses de que foi alvo na sequência de incidentes ocorridos durante a recepção precisamente ao Benfica. "Tudo é possível", afirmou o capitão bracarense. "Vamos fazer a nossa parte, que é vencer o Nacional, e no final veremos". O médio João Aurélio está castigado nos alvi-negros, enquanto Mossoró continua lesionado nos forasteiros.
FC Porto e Sporting têm o terceiro e quarto lugares garantidos e a presença na próxima Liga Europa, ao passo que o Vitória de Guimarães necessita apenas de um empate no Estádio D. Afonso Henriques, frente ao Marítimo, concorrente europeu, para confirmar a última posição de acesso à segunda campanha da competição. Mas na despedida da cidade-berço a caminho do Sporting, Paulo Sérgio não pode utilizar o guarda-redes Nilson, o defesa Gustavo Lazaretti, o médio Nuno Assis e o avançado Douglas, devido a terem sido todos admoestados na ronda anterior, enquanto Roberto e Tiago Targino estão lesionados.
Somos campeões e o resto é azia!
Cada um é livre de ter a opinião que quiser, mas não ser justo connosco mesmos é do mais triste que existe. Cada um é livre de ser assim, mas é consigo...
Quanto ao resto, caro Fábio, não precisavas ali daquela frase «incendiária» de humores Benfiquistas e outros, a não ser que queiras assim atrair comentários, e passo a citar «o primeiro em cinco anos». Qual o interesse desta frase? Porque não o 2º em 6 anos? Há interesse em levantar assim as questões? É para seres isento ou não?
Se sim não cai bem essa frase, mais que qualquer comentário contra o Benfica, eu sei que não és vermelho, pelo menos Benfiquista, mas não precisas disso.
De resto, está bem apanhado o geral do que se vai passar nesta última jornada.
Podias ter escalpelizado um bocado, se queres entrar em polémicas, as implicações que os vários resultados vão ter nas carreiras dos vários técnicos para a próxima época, tipo, Nacional perder igual a Braga ganhar e Guimarães depender de si, creio, contra o Marítimo, para ir à Liga Europa, por exemplo.
Há vários condimentos associados a esta última jornada, que será bastante engraçada para haver notícias com fartura.
Abraço
Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera
http://Bimbosfera.blogspot.com
P.s.- Tenho lá umas coisas para ti, a respeito do que falámos sobre a cena das Tags, e se quiseres manda-me um mail que te mando o que lá tenho, se ainda quiseres. Abraço.
Aliás, nunca escrevi aqui nada contra o Benfica, pelo contrário.
Mas é o teu ponto de vista, respeito, claro.
Quanto ao resto, envio-te um e-mail mais logo. Não vou estar pelo computador.
Abraço
Abraço
Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera
http://Bimbosfera.blogspot.com
A meu ver, não existe provocação nenhuma. Tu dizes que existe, é a tua opinião, respeito-a, mas não concordo com ela.
Abraço