Liga dos Campeões

Arsenal 2-2 Barcelona (Walcott 69', Fabregas 85' gp) (Ibrahimovic 46' e 59')

Belo espectáculo de futebol no Emirates Stadium. O empate acaba por ser um mal menor para o Arsenal, visto que o Barcelona podia ter saído de Londres com o apuramento garantido. Os catalães foram aquilo que não costumam ser, perdulários. O jogo de Camp Nou promete...


Inter 1-0 CSKA Moscovo (Diego Milito 65')

Tal como o Barcelona, o Inter podia ter garantido o apuramento esta noite. Não o fez muito por culpa de Igor Akinfeev, o guarda-redes do CSKA esteve inspiradíssimo. Esta vitória pela margem mínima não permite à equipa de José Mourinho relaxar na viagem até à Rússia.

Prospecção

Germán Pacheco

Nacionalidade: Argentina

Idade: 18 anos

Altura: 1.76 cm

Peso: 69 kg

Posição: Extremo

Clube: Atl. Madrid

Germán Pacheco, o novo Messi? Os adeptos do Atleti acreditam que sim. Trata-se de um ala, canhoto, rápido e de drible curto. Tecnicamente sim, existem algumas semelhanças com o astro do Barça. Fisicamente nem tanto, Pacheco é um pouco mais corpulento do que El pulga. Neste momento, não é sensato afirmar que poderá chegar perto do nível elevadíssimo apresentado por Lionel Messi. Mas, é expectável. Tudo dependerá de como desenvolve o seu futebol.

Decisão nada surpreendente

Era perceptível até para o adepto mais desatento que o futuro de Carlos Carvalhal não se cruzava com o do Sporting. Os sinais eram demasiado evidentes.
Se a decisão foi a mais acertada? O tempo o dirá. Quanto ao timming da divulgação, não me parece que este seja o momento mais apropriado para o fazer. Não se sabe até que ponto a divulgação desta decisão pode afectar o rendimento da equipa, no que resta jogar da presente temporada. Até porque, o Sporting não segurou, ainda, o tal 4º lugar tão badalado por José Eduardo Bettencourt.
Quanto ao futuro treinador, fala-se de André Villas-Boas, Paul Le Guen e Jean Tigana. Sendo que o jovem treinador da Académica parece ser o homem escolhido pelos dirigentes leoninos para suceder a Carlos Carvalhal. Também aqui, nada de novo.

Será André Villas-Boas a pessoa mais indicada para fazer o leão voltar a rugir? Veremos.

Capas de hoje

Síntese informativa

Futebol Nacional
O dia de hoje fica marcado pelas entrevistas concedidas por Pinto da Costa, Luís Filipe Vieira e Ricardo Costa à RTP 1, SIC e SIC Notícias, respectivamente. O Mosaico Futebolístico já se pronunciou sobre as mesmas. Como tal, saltemos esta etapa.

Sporting - A SAD do clube, em comunicado enviado à CMVM esta terça-feira, confirmou a saída do técnico Carlos Carvalhal, no final da presente temporada. No mesmo dia em que a RTP N garantiu que André Villas-Boas será o treinador dos leões na próxima época. A saída de Carlos Carvalhal era demasiado evidente, faltava apenas a confirmação oficial. Quanto ao jovem treinador da Académica, tudo indica que será mesmo o próximo treinador do clube leonino.

Benfica - Segundo o jornal AS, o avançado benfiquista, Óscar Cardozo, está a ser negociado pelo Sevilha e as negociações estarão ao que tudo indica muito avançadas para a compra do jogador paraguaio.

FC Porto - O jovem defesa-central Mário Fernandes, do Grémio de Porto Alegre, é apontado pelo canal televisivo italiano Sky como possível reforço dos dragões.

SC Braga - Os arsenalistas juntaram-se a V. Guimarães e P. Ferreira no lote de interessados em Siaka Bamba, médio-defensivo do D. Chaves.

Liga dos Campeões
Bayern Munique 2-1 Manchester United (Ribery 77', Olic 90+2') (Rooney 2')

Numa reedição da memorável final da prova de 1999 entre as duas equipas, ganha pelo United por 2-1 nos descontos depois de estar a perder, o Bayern desforrou-se e deu a provar o mesmo veneno ao adversário, quando Ivica Olić operou a reviravolta no marcador aos 92 minutos.


Ol. Lyon 3-1 Bordéus (Lisandro 10'e 77' gp, Michel Bastos 32') (Chamakh 14')

O Olympique Lyonnais levou a melhor no primeiro embate entre duas equipas francesas na UEFA Champions League, ao bater por 3-1 o FC Girondins de Bordeaux, que assim sofreu a primeira derrota na presente edição da prova.

Pinto da Costa vs Luís Filipe Vieira

Depois de assistir a ambas as entrevistas, fico com a sensação que foram conduzidas de uma forma muito amigável.
Judite de Sousa deixou o presidente do FC Porto escapar nas questões sobre as escutas e apito dourado; Miguel Sousa Tavares conduziu a entrevista de forma demasiado tranquila, acabando por a tornar menos interessante que a da concorrência.
Relativamente aos entrevistados, Pinto da Costa mostrou-se mais nervoso do que se esperava. Como habitual, fez uso da ironia e lá conseguiu dominar a situação... ao seu jeito.
Luís Filipe Vieira tinha a tarefa mais facilitada, o Benfica atravessa um bom momento e as questões colocadas foram muito pouco pertinentes. Mesmo assim, adoptou uma postura mais institucional e voltou a mostrar que o improviso não é o seu forte.

Provavelmente o leitor assistiu a ambas as entrevistas, quem acha que saiu a ganhar?

A noite promete...

Esta será uma das noites futebolísticas mais entusiasmantes dos últimos tempos em Portugal. Na RTP 1, Pinto da Costa é entrevistado por Judite de Sousa. Na SIC, Luís Filipe Vieira é o convidado de Miguel Sousa Tavares. Mas há mais, Ricardo Costa estará na SIC Notícias à conversa com Ana Lourenço.
A entrevista do presidente do FC Porto tinha tudo para ser a mais interessante. Sabe-se que Pinto da Costa não concede entrevistas ao desbarato e para o fazer neste momento, tem algum trunfo na manga. Mas... Luís Filipe Vieira será entrevistado por um simpatizante do eterno rival, sinais de fogo?
Como tudo tem um senão, ambas as entrevistas iniciam-se às 21h. A qual vai assistir?
Já a conversa de Ricardo Costa com Ana Lourenço vai para o ar às 22h e ficaremos todos a saber o que vai na cabeça do presidente da Comissão Disciplinar da Liga. Imperdível.

Capas de hoje

Síntese informativa

Futebol Nacional

Sporting - Izmailov: "Lamento e peço desculpa por ter ido à Rússia sem ter avisado o Sporting. Peço desculpa por isso, porque falhei." - Em entrevista exclusiva ao jornal do clube, o médio russo fala sobre a sua viagem à Rússia e esclarece a sua relação com Gomes Pereira.
Ainda no Sporting... segundo o jornal A Bola os leões estão de olho em Diego Souza, ex-jogador do Benfica, actualmente no Palmeiras.

FC Porto - Hoje, em comunicado à CMVM, a SAD portista anunciou a redução do castigo de Hulk e explicou estar disposta a ser ressarcida dos danos sofridos.

Benfica - Eugenio Di María comentou as palavras proferidas por Mossoró acerca do seu filho, Angel Di María. Passo a citar: "Não sei o que se passou para ele ter dito essas coisas, mas sempre vi os desafios e posso dizer que o Angelito não arranja conflitos com ninguém. É humilde e sempre respeitou os seus adversários em campo". O Mosaico Futebolístico relembra-lhe as palavras de Mossoró: "O Di María passa o jogo todo a tentar arranjar expulsões".

Futebol Internacional

Portugueses - Makukula volta a marcar. O avançado português marcou o golo da vitória do Kayserispor sobre o Trabzonspor e já leva 18 golos no campeonato.

Brasil
Assessor de Deco foi contactado pelo Fluminense. Após ter assumido o desejo de voltar ao Brasil no final da presente temporada, o internacional português já foi associado a três clubes canarinhos: Corinthians, Flamengo e agora o Fluminense.

Inglaterra
O Manchester City venceu o Wigan por 3-0, na partida que fechou a 32ª jornada da Premier League. Tévez brilhou, o argentino foi o autor dos três golos da partida.

Itália
O agente de Balotelli garante que o jovem italiano vai continuar "por muitos anos" ao serviço do Inter, assegurando que o mesmo não sairá para o AC Milan. Apesar de existirem tentativas nesse sentido.

Sobe e Desce

Hulk

Independentemente da atenuação do seu castigo ser justa ou não, ele está de volta. Regressou em grande, jogou e fez jogar. Transformou por completo o futebol, até aqui, desinteressante dos dragões. É, claramente, um jogador acima da média. Jogadores como Hulk levam pessoas ao estádio e elevam a qualidade do nosso campeonato. Assim sendo, saúdo o seu regresso.

A lesão de Márcio Mossoró

Neste desce, podia continuar a escrever sobre o caso "Comissão Disciplinar vs Conselho de Justiça", resolvi não o fazer. Prefiro falar sobre a lesão de Márcio Mossoró. O futebol do Sp. Braga ficará mais cinzento, perdeu um dos seus melhores artistas. Nos próximos meses, não vamos ter o prazer de ver Mossoró vagabundear pelos relvados nacionais. Enquanto adepto de futebol, esta é uma notícia que me entristece.

* Todas as segundas aqui, no Mosaico Futebolístico, um novo "Sobe e Desce".

Momentos de humor

Um àrbitro preparado para tudo...

Capas de hoje

Síntese informativa

Futebol Nacional

Reacções ao jogo do Restelo
Jesualdo Ferreira: "Tínhamos consciência que ia ser difícil. Foi o terceiro jogo numa semana, com intensidade e exigência alta, mas a equipa foi capaz de fazer posse e acelerar. Hulk deu à equipa a profundidade que não tinha nos últimos jogos".

António Conceição: "É uma vitória justa. Estivemos bem a espaços, mas, no geral, não fomos fortes o suficiente para reagir à desvantagem no marcador. O FC Porto como equipa forte que é conseguiu levar vantagem sobre nós, com toda a justiça".

Sporting - O adiamento da conclusão do projecto de reestruturação financeira do Sporting poderá dificultar o planeamento da próxima temporada desportiva dos leões.

SC Braga - Terminou a época para Mossoró. O jogador do Braga foi operado, este domingo, à fractura no perónio sofrida na partida frente ao Benfica. A estimativa de paragem é de seis meses

Futebol Internacional

Portugueses
O PAOK de Salónica, orientado por Fernando Santos, perdeu hoje as ténues esperanças de chegar ao título grego, ao ser derrotado no terreno do Larissa, por 2-1. Já José Couceiro viu a sua equipa empatar, em casa, com o Sivasspor (2-2).

Espanha
O Real Madrid venceu o Atl. Madrid por 3-2 e está de regresso à liderança da Liga BBVA.

Inglaterra
O Liverpool derrotou o Sunderland por 3-0. Naquela que foi uma da melhores exibições dos reds esta temporada.

Itália
O AC Milan continua a não aproveitar os deslizes do Inter. 1-1 foi o resultado dos rossoneri frente à Lázio.

Mundial 2010 - Sven-Goran Eriksson vai ser adversário de Portugal na África do Sul. O técnico sueco é o novo seleccionador da Costa do Marfim.

Liga Sagres 24ª Jornada - Resultados e marcadores

Marítimo 3-2 Sporting (Tchô 17', Pongolle 82' pb, Pitbull 90+1') (João Pereira 36', Pongolle 90+4 g.p)

V. Guimarães 1-0 Académica (Rui Miguel 84')

Benfica 1-0 Sp. Braga (Luisão 45+1')

Rio Ave 1-5 Olhanense (Vítor Gomes 24') (Tengarrinha 45', Djalmir 51' gp e 55', Yazalde 82', Rabiola 90' gp)

Leixões 1-0 Naval (Hugo Morais 45' gp)

V. Setúbal 2-1 Nacional (Neca 53', Keita 90' gp) (Pecnik 10')

U. Leiria 2-1 Paços de Ferreira (Cássio 35' e 90') (Kelly 71')

Belenenses 0-3 FC Porto (Rolando 41', Hulk 51', Falcao 84')

Liga Vitalis 24ª Jornada – Resultados e marcadores

Estoril 0-2 Gil Vicente (Rodrigo Galo 40' e 60')

Desp. Chaves 0-3 Santa Clara (Oliveira 5', Leandro Tatu 8' e 82')

Oliveirense 2-0 Penafiel (Robson 67', Bafodé Carvalho 90')

Beira-mar 1-3 Freamunde (Djamal 44') (Junior Maranhão 1', Kika 24', Bertinho 87')

Feirense 1-0 Desp. Aves (Maurício 14')

Portimonense 1-0 Carregado (Garavano 67')

Sp. Covilhã 2-2 Fátima (Dani Matos 59', Edgar 84') (João Pereira 13', Sami 67')

Varzim 0-1 Trofense (Filipe Gonçalves 51')

Champions à vista

Belenenses 0-3 FC Porto (Rolando 41', Hulk 51', Falcao 84')

Jogo morno no Restelo, animado pelas investidas de Hulk. O brasileiro regressou em grande, com um golo e duas assistências. Era difícil perspectivar melhor. O FC Porto tirou partido da derrota do Sp. Braga e está a 5 pontos da Champions. O Belenenses, afunda-se cada vez mais e parece condenado à despromoção.