Portugal para a história
Portugal deu um passo de gigante tendo em vista o apuramento para os oitavos-de-final do Campeonato do Mundo, ao golear a Coreia do Norte, por 7-0, numa partida disputada na Cidade do Cabo.
Carlos Queiroz promoveu quatro alterações face ao último encontro frente à Costa do Marfim, já que Miguel entrou para o lado direito da defesa, onde estava Paulo Ferreira, Tiago substituiu Deco no meio-campo, Simão alinhou na vez de Danny e Hugo Almeida rendeu Liedson no ataque.

A primeira oportunidade de golo surgiu logo aos quatro minutos, num lance em que Ricardo Carvalho subiu no terreno. O defesa-central aproveitou um mau alívio da defesa coreana mas rematou por cima. Dois minutos volvidos, o atleta do Chelsea voltou a estar perto do golo no seguimento de um pontapé-de-canto, mas o cabeceamento do defesa embateu no poste da baliza à guarda de Ri Myong Guk.
Aos dez minutos, Cha Jong Hyok levou perigo até à grande área portuguesa, mas o disparo do lateral saiu ligeiramente ao lado, numa fase em que os comandados de Kim Jong Hun mostravam intenções de chegar ao golo. Assim, aos 17 minutos, Hong Yong Jo, descaído sobre o lado direito, tentou a sua sorte de longe, Eduardo efectuou uma defesa incompleta e Pak Nam Chol aproveitou para cabecear, mas por cima.
Num encontro disputado sob chuva intensa na Cidade do Cabo, ambas as selecções optaram diversas vezes pelo remate de fora da área, contudo, foi numa jogada de envolvimento que Portugal chegou ao golo, aos 28 minutos. Tiago esperou pela desmarcação de Raul Meireles, com o médio do FC Porto a rematar na passada, para assinar o tento inaugural da partida.
Aos 34 minutos, Meireles esteve novamente perto do golo, desta feita após um corte incompleto da defesa norte-coreana. O médio luso rematou de pronto mas o disparo saiu ligeiramente ao lado. Até ao intervalo, Portugal continuou a dominar os acontecimentos e criou mais um par de boas ocasiões, mas o resultado manteve-se até ao descanso.
A selecção das quinas começou a segunda parte da melhor forma, com uma boa oportunidade de golo. Tiago ganhou espaço à entrada da área, rematou com intenção mas o guarda-redes Ri Myong Guk efectuou uma defesa atenta. Aos 53 minutos, os comandados de Carlos Queiroz fez mesmo o 2-0, na sequência de uma iniciativa entre Hugo Almeida e Raul Meireles. O autor do primeiro tento da partida assistiu Simão Sabrosa, que não teve dificuldades em bater o guardião coreano.
Dois minutos depois foi a vez de Hugo Almeida deixar a sua assinatura no rol de marcadores, após uma incursão de Fábio Coentrão pelo lado esquerdo. O lateral do Benfica efectuou o cruzamento bem medido e o dianteiro do Werder Bremen cabeceou com êxito para o fundo das redes. Aos 59 minutos Tiago fez o 4-0, encostando a passe de Cristiano Ronaldo, numa fase de alto desempenho da formação portuguesa.
Aos 70 minutos, Cristiano Ronaldo, à procura do primeiro golo no torneio, atirou uma bomba à trave, numa altura em que Portugal aproveitava para baixar o ritmo de jogo. Ainda assim, a dez minutos dos 90 Portugal dilatou o marcador, por intermédio do recém-entrado Liedson. A quatro minutos dos 90, Ronaldo marcou mesmo, sobrando ainda tempo para Tiago assinar o bis, aos 88 minutos. Portugal defronta o já apurado Brasil na próxima sexta-feira, ao passo que a Coreia do Norte - já afastada da fase final - mede forças com a Costa do Marfim, no mesmo dia.


Tiago R.
SL
Uma verdadeira vitória a todos níveis positiva,mas muito,muito,muito mesmo,motivadora.
Bom resultado para tranquilizar a equipa sem dúvidas, mas não podemos achar que vamos atropelar o Brasil.
Será um jogo difícil e o empate é bom resultado.