Portugal para a história

Portugal deu um passo de gigante tendo em vista o apuramento para os oitavos-de-final do Campeonato do Mundo, ao golear a Coreia do Norte, por 7-0, numa partida disputada na Cidade do Cabo.
Carlos Queiroz promoveu quatro alterações face ao último encontro frente à Costa do Marfim, já que Miguel entrou para o lado direito da defesa, onde estava Paulo Ferreira, Tiago substituiu Deco no meio-campo, Simão alinhou na vez de Danny e Hugo Almeida rendeu Liedson no ataque.

A primeira oportunidade de golo surgiu logo aos quatro minutos, num lance em que Ricardo Carvalho subiu no terreno. O defesa-central aproveitou um mau alívio da defesa coreana mas rematou por cima. Dois minutos volvidos, o atleta do Chelsea voltou a estar perto do golo no seguimento de um pontapé-de-canto, mas o cabeceamento do defesa embateu no poste da baliza à guarda de Ri Myong Guk.
Aos dez minutos, Cha Jong Hyok levou perigo até à grande área portuguesa, mas o disparo do lateral saiu ligeiramente ao lado, numa fase em que os comandados de Kim Jong Hun mostravam intenções de chegar ao golo. Assim, aos 17 minutos, Hong Yong Jo, descaído sobre o lado direito, tentou a sua sorte de longe, Eduardo efectuou uma defesa incompleta e Pak Nam Chol aproveitou para cabecear, mas por cima.

Num encontro disputado sob chuva intensa na Cidade do Cabo, ambas as selecções optaram diversas vezes pelo remate de fora da área, contudo, foi numa jogada de envolvimento que Portugal chegou ao golo, aos 28 minutos. Tiago esperou pela desmarcação de Raul Meireles, com o médio do FC Porto a rematar na passada, para assinar o tento inaugural da partida.
Aos 34 minutos, Meireles esteve novamente perto do golo, desta feita após um corte incompleto da defesa norte-coreana. O médio luso rematou de pronto mas o disparo saiu ligeiramente ao lado. Até ao intervalo, Portugal continuou a dominar os acontecimentos e criou mais um par de boas ocasiões, mas o resultado manteve-se até ao descanso.
A selecção das quinas começou a segunda parte da melhor forma, com uma boa oportunidade de golo. Tiago ganhou espaço à entrada da área, rematou com intenção mas o guarda-redes Ri Myong Guk efectuou uma defesa atenta. Aos 53 minutos, os comandados de Carlos Queiroz fez mesmo o 2-0, na sequência de uma iniciativa entre Hugo Almeida e Raul Meireles. O autor do primeiro tento da partida assistiu Simão Sabrosa, que não teve dificuldades em bater o guardião coreano.

Dois minutos depois foi a vez de Hugo Almeida deixar a sua assinatura no rol de marcadores, após uma incursão de Fábio Coentrão pelo lado esquerdo. O lateral do Benfica efectuou o cruzamento bem medido e o dianteiro do Werder Bremen cabeceou com êxito para o fundo das redes. Aos 59 minutos Tiago fez o 4-0, encostando a passe de Cristiano Ronaldo, numa fase de alto desempenho da formação portuguesa.
Aos 70 minutos, Cristiano Ronaldo, à procura do primeiro golo no torneio, atirou uma bomba à trave, numa altura em que Portugal aproveitava para baixar o ritmo de jogo. Ainda assim, a dez minutos dos 90 Portugal dilatou o marcador, por intermédio do recém-entrado Liedson. A quatro minutos dos 90, Ronaldo marcou mesmo, sobrando ainda tempo para Tiago assinar o bis, aos 88 minutos. Portugal defronta o já apurado Brasil na próxima sexta-feira, ao passo que a Coreia do Norte - já afastada da fase final - mede forças com a Costa do Marfim, no mesmo dia.

17 Response to "Portugal para a história"

  1. Anónimo segunda-feira, junho 21, 2010
    Hoje calamos muitos portugueses que não acreditam na nossa Selecção!!!! Força Navegadores
  2. Anónimo segunda-feira, junho 21, 2010
    Show de bola! E só com portugueses no 11 inicial! 7 secos, mais nada! Temos pena por todos aqueles que diziam que já estávamos fora do mundial...
  3. Joaninha segunda-feira, junho 21, 2010
    Para calar muitas bocas... Acreditar não é só quando se ganha. Deveriamos sempre apoiar :)
  4. Anónimo segunda-feira, junho 21, 2010
    Esta vitória é para todos aqueles que sempre acreditaram como eu...criticar por criticar é fácil, assim como é fácil fazer agora o elogio barato! Força Portugal!apoiar sempre e com optimismo!!
  5. Anónimo segunda-feira, junho 21, 2010
    O Simão depois de marcar o golo a celebrar como faz no anuncio do mcdonals LOL
  6. André segunda-feira, junho 21, 2010
    7 doses de ketchup para os coreanos ;)
  7. Anónimo segunda-feira, junho 21, 2010
    O adversário não era dos melhores,mas há outros tão maus ou piores como a Nova Zelândia ou Australia e ninguem lhes dá goleadas destas. Temos de dizer que foi bom quando realmente estiveram bem.Quantos naturalizados foram precisos para conseguir este reasultado? Só fazem falta quando acrescentam ...
  8. Anónimo segunda-feira, junho 21, 2010
    Assim gostamos, e por que não foi também no primeiro jogo, dado que tinhamos possibilidades? Nada de enbandeirar em arco, julgando sermos os melhores, pois as coisas não são asim tão fáceis! Há que ter juizo e jogar para a frente!
  9. Anónimo segunda-feira, junho 21, 2010
    a todos que criticaram queiroz é uma bofetada de luva branca ..........a coreia não é assim tão fraca o brasil só ganhou 2-1 .força portugal hoje houve ketchup pra todos.
  10. Filipe segunda-feira, junho 21, 2010
    Bom temos de dar o braço nesta vitória. Sim, foi a Coreia, mas a mesma Coreia jogou contra o Brasil e só lá entraram 2... contra os 7 que entraram hoje. Agora com calma frente ao Brasil, quem sabe... uma surpresa enorme para orgulhar este povo. Força Portugal!
  11. Anónimo segunda-feira, junho 21, 2010
    Um sonho , uma Ambição , PORTUGAL CAMPEAO!

    Tiago R.
    SL
  12. César João segunda-feira, junho 21, 2010
    Uma autêntica loucura,e eu que fiz um post no meu blogue(que não é de futebol) em que meio a brincar,meio a sério,pedia uma goleada para a nossa Selecção.
    Uma verdadeira vitória a todos níveis positiva,mas muito,muito,muito mesmo,motivadora.
  13. João Nunes segunda-feira, junho 21, 2010
    A Coreia deixou muitos espaços abertos para Portugal, que soube aproveitá-los bem. Pensei que iriam jogar fechados como no jogo contra o Brasil.
    Bom resultado para tranquilizar a equipa sem dúvidas, mas não podemos achar que vamos atropelar o Brasil.
    Será um jogo difícil e o empate é bom resultado.
  14. Anónimo segunda-feira, junho 21, 2010
    Quando queremos SOMOS GRANDES !!!! FORÇA PORTUGAL !!!!!!
  15. Anónimo segunda-feira, junho 21, 2010
    Contra os coreanos foi fácil, mas só depois do 1-0, porque até aí esteve tremido. Levanta a moral não há dúvida, só espero que o Queiroz aprenda e não invente mais, ao colocar jogadores claramente fora de forma como é o caso do Deco (pára muito o jogo).
  16. Anónimo segunda-feira, junho 21, 2010
    Estamos a dar um jogo de avanço como em 2004.. Queiroz fez bem em mudar os 4 elementos em questão. Grande jogo, bom toque de bola. Vamos num bom rumo para o Brasil.
  17. Anónimo segunda-feira, junho 21, 2010
    Ter os pés assentes na terra, portugal fez o que era preciso para se apurar aos 8os, agr é fazer um bom jogo contra o brasil, talves um 2-1 ou o empate... no mata-mata é um jogo de cada vez, há que acreditar!