Duelo ibérico nos oitavos-de-final

A Espanha garantiu o primeiro lugar no Grupo G com uma vitória por 2-1 sobre o Chile e será, assim, a adversária de Portugal nos oitavos-de-final, enquanto a selecção sul-americana, apesar da derrota, também segue em frente para defrontar o Brasil.
David Villa colocou os campeões europeus na frente aos 25 minutos e Iniesta ampliou a vantagem aos 38. O Chile viu-se, pouco depois, com menos um jogador, mas conseguiu reduzir logo no arranque do segundo tempo, por intermédio do recém-entrado Rodrigo Millar e, em função do nulo registado entre Suíça e Honduras na outra partida da última jornada do grupo, acabou por garantir o segundo posto.

A Espanha estava obrigada a vencer e pressionou nos instantes iniciais, com Fernando Torres a desperdiçar duas boas oportunidades. Mas o Chile reagiu e, aos poucos, equilibrou o encontro, ameaçando mesmo a baliza contrária, com Mark González a chutar para fora à passagem do 11º minuto, depois de um bom trabalho de Jean Beausejour.
Os jogadores mais criativos de Espanha, contudo, davam muitas dores de cabeça ao sector mais recuado do Chile, que começava a ver muitos dos seus defesas admoestados com cartão amarelo, entre eles Waldo Ponce e Gary Medel, que assim vão ficar de fora do encontro dos oitavos-de-final, por castigo. Apesar disso, a selecção chilena mantinha-se fiel ao seu estilo de jogo e parecia mesmo estar a controlar as operações quando a Espanha acabou por chegar ao golo. O guarda-redes do Chile, Claudio Bravo, saiu da baliza para evitar que Fernando Torres captasse um passe em profundidade, mas não conseguiu colocar a bola fora do terreno e esta sobrou para David Villa que, junto à linha lateral, a mais de 30 metros do alvo, atirou de primeira, de pé esquerdo, para o fundo da baliza deserta.

O golo afectou o Chile e a Espanha não tardou a elevar a contagem, por Iniesta, num remate colocado, à entrada da área, depois de uma boa iniciativa de Villa. As más notícias continuaram para o Chile no minuto seguinte, com a expulsão de Marco Estrada, por acumulação de amarelos. Ainda assim, as duas equipas recolheram aos balneários em posição de apuramento para os oitavos-de-final.
Para o arranque do segundo tempo, o seleccionador do Chile, Marcelo Bielsa, fez entrar Rodrigo Millar que, praticamente na primeira ocasião em que tocou na bola, reduziu a diferença no marcador, com um remate de fora da área que sofreu um desvio em Gerard Piqué, acabando por trair Iker Casillas. Com apenas um golo de vantagem, Espanha, começou a controlar mais a posse de bola no meio-campo e as oportunidades de golo para ambas as equipas escassearam até ao final. O resultado não sofreu mais alterações, e as duas equipas garantiram, assim, a passagem à fase seguinte da prova.

9 Response to "Duelo ibérico nos oitavos-de-final"

  1. Anónimo sexta-feira, junho 25, 2010
    saiu nos a fava....
  2. Anónimo sexta-feira, junho 25, 2010
    Se a Suica consegui ganhar a espanha nos tb conseguimos... FORÇA PORTUGAL !!
  3. Filipe sexta-feira, junho 25, 2010
    Agora sim vamos jogar com os nossos irmãos Ibéricos e como em 2004 correr com eles da competição... ou não... grande jogo que se adivinha.
  4. Anónimo sexta-feira, junho 25, 2010
    Filipe
    25 de Junho de 2010 22:23

    irmãoe ibéricos?

    O amigo acorda para a vida.

    cahamr aso portugueses ibérciso, é um insulto, é o mesmo que nos chamar espanhóis, a diferença entre estas 2 designações é que a primeira é a grega a segunda é aque os romanos davam à peninsula, mas tanto uma como outra são sinónimo de dominio da cultura e lingua castelhana.

    o objectico do dito mundial “ibérico”, é castelhanizar os portugueses usando o futebol, chamar aos Portugueses ibéricos, é o memo que lhe chamar espanhóis.

    Os portugueses não quiseram se espanhóis no sec XVi, agora querem-nos obrigar a ser ibéricos.

    Que palhaçada.

    Se ainda lhe chamassem luso-espanhol ainda vá que não vá, agora ibéricoo, isso é um insulto aos Portugueses.

    O futebol é um jogo nobre, não quando é usado com fins políticos pelo traidor iberista do primeiro ministro.

    O objectivo é fazer com que os portugueses se identifiquem com o termo ibérico, e se consideram como tal, ou seja, no dia em que isso acontecer os portugueses estão pura e simplemente castelhanizados.

    Querem lavar a cabeça aos Portuga média que nada percebe de politica e da máfia que esta por detras deste mundial que tal como o TGV madridocentrico tem por único objectivo acabar com Portugal como estado independente e soberano em função de uma federação com sede em madrid.

    Mas não fica por aqui, desde 2005 para cá temos assistido a uma lógica que passa pelo afastamento da expressão luso-espanhol para designar eventos relativos aos 2 paises, sendo esta expressão trocada por ibérico ou ibérica, e isto não é inocente, nem aconteceu por acaso, tem sido sistemático e deliberado, e envolve os meios de comunicação em geral, há jornalistas que são aconselhados a desviar do seu léxico a palavra luso-espanhol e substitui-la por ibérico, sendo o expoente máximo disto o dito mundial “ibérico”, que grande pouca vergonha, que diminuição e que rebaixamento para Portugal e que perigo para a nossa soberania.

    Ou seja, os Portugueses estão a ser vitimas de há 5 anos para cá+a a um processo de motivação contraditória que passa pela repetição exaustiva da palavra ibérico, este martelanço sistemático na palavra ibérico, tem por objectivo levar os Portugueses a que se habituem ao termo e que se consideram ibéricos, no dia em que isso acontecer estão pura e simplesmente castelhanizados.

    Em relação ao resultado, 10-0 e correr com estes individuos do mundial.
  5. Anónimo sexta-feira, junho 25, 2010
    Espero que se matenha a tradiçao Portugal leva sempre a melhor sobre espanha... :D Basta lembrar a grande batalha de Batalha de Aljubarrota assim seja terca feira.... FORçA PORTUGALLL !!!!!
  6. Anónimo sexta-feira, junho 25, 2010
    Espero que se matenha a tradiçao Portugal leva sempre a melhor sobre espanha... :D Basta lembrar a grande batalha de Batalha de Aljubarrota assim seja terca feira.... FORÇA PORTUGALLL !!!!!
  7. pedro sexta-feira, junho 25, 2010
    Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
  8. Fábio Silva sexta-feira, junho 25, 2010
    Caro Pedro, palavras abusivas é que não, mesmo que sejam dirigidas aos espanhois.

    Cumprimentos
  9. pedro sábado, junho 26, 2010
    "chamar aso portugueses ibéricos, é um insulto, é o mesmo que nos chamar espanhóis, a diferença entre estas 2 designações é que a primeira é a grega a segunda é aque os romanos davam à peninsula, mas tanto uma como outra são sinónimo de dominio da cultura e lingua castelhana.

    o objectico do dito mundial “ibérico”, é castelhanizar os portugueses usando o futebol, chamar aos Portugueses ibéricos, é o memo que lhe chamar espanhóis"

    Caro anónimo.

    Nunca tinha penssado nisto sob este prisma, mas faz todo o sentido, os seja, os castelhanos roubam as designações históricas todas, mudaram de castela para espanha, e agora querem mudar de espanha para ibéria, o objectivo é sempre o mesmo, castelhanizar e lixar os portugueses.

    por mim ni minimo 5 -0 para tirara mania a estes tipos, nada me dava mais prazer.