Mourinho, 38 anos depois!

Barcelona 1-0 Inter (Piqué 84')

Sempre ouvi dizer que o sonho comanda o vida, o Inter e José Mourinho tinham um, esta noite ele foi realizado. Trinta e oito anos depois os nerazzurri voltam a uma final da Taça/Liga dos Campeões Europeus.
Os transalpinos fizeram, provavelmente, o jogo mais feio de que tenho memória numa fase tão avançada desta competição. Defenderam, defenderam sempre, abdicaram da bola, remataram uma vez... para fora. Podemos não gostar, criticar, mas todos nós o sabíamos, esta era a única maneira de o Inter chegar ao Bernabéu.
O Barcelona manteve-se fiel ao seus princípios, à sua identidade. Foi paciente, colocou em prática o seu futebol tecnicista, o tão badalado carrossel culé. Para o fazer, beneficiou, também, da expulsão de Thiago Motta. A vantagem chegava, era curta e o tempo, esse, escasseava. O assédio à baliza de Júlio César aumentava, sem efeito. A teia montada por Il Speciale não cedia. Apito final. O Inter garantia o apuramento.
Segue-se o Bayern de Munique, no Santiago Bernabéu, dia 22 de Maio... Lá estaremos.

17 Response to "Mourinho, 38 anos depois!"

  1. Anónimo quarta-feira, abril 28, 2010
    O Inter não merecia o apuramento! A forma como se apresentou em campo é de equipa pequena, sem ambição. Que vergonha Mourinho!
  2. Fábio Silva quarta-feira, abril 28, 2010
    Caro "Anónimo", não concordo.
    O Inter fez o jogo possível. Na prática, é feio. Na teoria, é inteligente e realista. Jogar abertamente em Camp Nou é cometer suicídio.
    José Mourinho está de parabéns.

    Cumprimentos
  3. João Nunes quarta-feira, abril 28, 2010
    Eu sei que gostas do Barcelona Fábio, mas não fazer referência à expulsão injusta do Thiago Motta e ao golo inválido do Piqué...
    Para o primeiro anónimo, esta foi uma lição táctica de Mourinho!
  4. Fábio Silva quarta-feira, abril 28, 2010
    Caro João, esse teu comentário nem parece de uma pessoa que acompanha o blog desde a sua existência.
    Muito raramente faço referências a arbitragens, fiz de Olegário Benquerença, pois é português.

    Gosto do futebol do Barcelona, sim. Mas tenho nos píncaros José Mourinho, também.

    Cumprimentos
  5. José quarta-feira, abril 28, 2010
    Uma táctica demasiado arriscada, mas, provavelmente, hoje a única possível para o Inter. Não gostei do jogo e penso que os jogadores que no Barcelona fazem a diferença - o Xavi e o Messi - não formam convenientemente anulados, tiveram até muita liberdade. O árbitro beneficiou claramente o Barcelona, mas o Mourinho mais que queixar-se do árbitro, pode é agradecer aos defesas que tem: o Maicom é uma classe de jogador.
  6. Anónimo quarta-feira, abril 28, 2010
    Parabens para José Mourinho! Parabens para o Inter! Este Barcelona-Inter merecia um árbitro de melhor qualidade. Com aquela descabida expulsão, fez inclinar o campo para um dos lados e estragou o que se esperava fosse um grande jogo de futebol e não foi. Árbitro-artista, tipo Lucílio Batista. Sem tirar mérito à excelente equipa do Barcelona, a verdade é que o golo que marcou é irregular, porque o jogador que o marcou estava nitidamente em posição irregular. É triste quando os árbitros se tornam nas principais personagens do jogo.
  7. Anónimo quinta-feira, abril 29, 2010
    Mourinho, há uns anos atrás, quando dirigia o clube da "fruta", acusava os adversários de colocarem um autocarro à frente da baliza, quando jogavam contra o seu clube. O que se viu hoje? O dito não usou um, mas sim dois autocarros para a frente da sua baliza. Uma vergonha! Uma equipa que duranre 90 minutos não faz um remate à baliza adversária; que usou e abusou do pontapé para a frente; que só defendeu, defendeu usando todos os truques do anti-jogo; Credo!!! onde é que eu já vi disto? Tenho vergonha deste treinador. Não fosse o Olegário com aquelas ajudinhas todas e queria ver....
  8. Bimbosfera quinta-feira, abril 29, 2010
    Boas! Mourinho fez o que lhe competia. Já o disse no Blog do Manuel Oliveira, as eliminatórias são para passar, as finais para ganhar!
    Espero ver Mourinho a levantar mais um caneco!
    Grandes festejos, ehehehhe!

    Abraço

    Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

    http://Bimbosfera.blogspot.com
  9. Fábio Silva quinta-feira, abril 29, 2010
    Nem mais, Márcio!
    Parece que José Mourinho continua a dividir grande parte do povo português, tenho pena...

    Abraço
  10. Mário quinta-feira, abril 29, 2010
    Acho uma certa piada aos comentário anteriores que criticam o inter por jogar à defesa !!! A jogar com dez desde meio da 1º parte contra uma equipa como o Barcelona queriam o quê ???? Que o inter jogasse aberto para levar 5 como levou o arsenal ?? O que eu vi foi um Barcelona que não existiu com o golo fora de jogo e com messi que nem esteve em campo. Pela 2ª parte que o inter fez na 1ª mão merece estar na final doa a quem doer....
  11. Anónimo quinta-feira, abril 29, 2010
    será q o porto vai ligar os regadores quando o benfica estiver a fazer a festa em pleno dragao? loll
  12. César João quinta-feira, abril 29, 2010
    Mourinho é um grande treinador,e o Inter merecia uma final europeia.Mas não devemos esconder o que aconteceu na 1º mão,Benquerença ajudou e de que maneira!?
    Enfim,o Barça este ano sentiu o que o Chelsea sentiu o ano passado com o árbitrou que os apitou.
    Ovrebo?Acho que foi este.
  13. Bimbosfera quinta-feira, abril 29, 2010
    Boas! Fui só eu que vi na primeira mão o Mourinho a poder golear e ter azar, a falhar escandalosamente em frente a baliza?

    Parecia o Benfica x Liverpool, em que o jogo podia ter ficado cá resolvido, e com goleada, e acabou por ser tangencial, ou pouco mais, como no do Mourinho... O Vigário ajudou, mas a equipa fez por isso, e não fez nada de especial. Aliás, já vi por cá bem pior... Só que parece que quando é para nós não conta, e se podemos falar de fora somos todos, como dizer, todos isentos...
    É um pouco triste assim!

    Abraço

    Márcio Guerra
  14. Anónimo quinta-feira, abril 29, 2010
    grande lição tactica e estratégica.

    o melhor treinador do mundo sem dúvida.

    continuação de bom trabalho,
    http://portuguesesnoestrangeiro.wordpress.com/
  15. Bruno quinta-feira, abril 29, 2010
    Parece que voltei a errar no prognostico mas desta vez passou quem eu queria :)
    Parabéns José!
  16. Anónimo sexta-feira, abril 30, 2010
    para o anonimo do dia 29 de Abril de 2010 00:43, esta errado. Pois diz-se que : " Na defesa ganha-se jogos, e no ataque ganha-se campeonatos."

    Em relação ao JOão Nunes, acabas.-te de perder uma boa oportunidade para tares calado ;)

    Em relação aoo jogo, se duvidas restassem a quem atribuir o galardão de melhor treinador do mundo, o jogo fala por si.

    Mourinho is the best !

    Ass: GNO
  17. Bimbosfera sábado, maio 01, 2010
    Olá de novo. Por acaso, para o último anónimo, dia 30 de Abril 2010 23h57, é capaz de estar enganado. A não ser que alguém antes do Phil Jackson, antigo treinador dos Chicago Bulls, com Jordan, Lakers, etc., a tenha dito da forma que cita, pois a que foi mencionada e que fez questão de rectificar está correcta, de acordo com o autor que lhe indico. E não foi «ontem», e sim já há uns anos a situação/afirmação.
    Posso até explicar-lhe o porquê da mesma. Se não sofrer, nunca, um golo, ou cesto, no basket, nunca perde, isso é uma certeza irrefutável. Se marcar pode ou não ganhar. Logo, não é o ataque que ganha campeonatos, veja-se o Braga, e, comparando com o Benfica, teve que ter uma defesa muito boa para, só com 1 ou 2 golos, poder ganhar jogos para estar a disputar o campeonato. O caso do Benfica, ainda assim, por paradigmático que pareça, pois estamos a transpor a realidade do basket para o futebol, apesar de raro, pode acontecer, ou seja, podem marcar 3 e sofrer 4. Ou marcar 5 e sofrer 6. O que é raro, por isso, esta excepção, só ajuda a defender a regra.
    Espero ter-me feito entender, e por isso concordo com o anónimo que critica, apesar de conhecer a frase já há uns anos largos... Provavelmente do tempo do Jordan nos Bulls, veja lá!

    Abraço

    Márcio Guerra