Análise - Mercado Nacional: Guarda-Redes
Com a abertura do mercado de transferências à porta surgem especulações atrás de especulações, um sem fim de "craques" associados a diversos clubes do nosso país, aos denominados grandes, sobretudo.
Sendo assim, e porque, uma parte desses jogadores são de qualidade duvidosa, o Mosaico Futebolístico decidiu elaborar uma lista de futebolistas da Liga Sagres e Vitalis, que merecem, a meu entender, dar o salto qualitativo na sua carreira. Uma boa parte de nomes portugueses e, a grande maioria, com idade inferior a 26 anos.
Começamos, naturalmente, pelos guarda-redes:
Eduardo
Nacionalidade: Portugal
Idade: 27 anos
Altura: 1.87 cm
Peso: 84 kg
Clube: Sp. Braga
Trata-se do guarda-redes titular da nossa selecção ou para os mais cépticos, tem sido... Um grande assentava-lhe bem, qualidade não lhe falta. Fala-se, com insistência, no Benfica. Será?
Coelho
Nacionalidade: Portugal
Idade: 25 anos
Altura: 1.78 cm
Peso: 76 kg
Clube: Paços de Ferreira
Nascido e criado na Mata Real, agarrou a titularidade à 18ª Jornada, em Guimarães, de então para cá, nunca mais largou a baliza pacense. Impressionante o nível que vem apresentando.
Romuald Peiser
Nacionalidade: França
Idade: 30 anos
Altura: 1.87 cm
Peso: 79 kg
Clube: Naval 1º de Maio
Está há duas épocas na Figueira da Foz e enche-me as medidas de cada vez que o vejo actuar. Tem 30 anos, é um facto, mas parece-me ser guarda-redes para uma equipa com outros objectivos.
Hugo Ventura
Nacionalidade: Portugal
Idade: 22 anos
Altura: 1.84 cm
Peso: 79 kg
Clube: Olhanense (emprestado pelo FC Porto)
Internacional sub-21, dono e senhor da baliza do Olhanense. Não digo que seja altura para regressar ao Dragão mas, para continuar a evoluir, necessita de outro tipo de desafio.
Marafona
Nacionalidade: Portugal
Idade: 22 anos
Altura: 1.90 cm
Peso: 84 kg
Clube: Varzim SC
É, muito provavelmente, o melhor guarda-redes da Liga Vitalis. Está em final de contrato com o Varzim e tem sido associado, com alguma frequência, ao Marítimo.
Continua
Em relação ao post em si, caro Fábio, cá estou, de volta, por fim, com um tempo para blogar e Bimbosferar, e passar nos blogs amigos. Tirei o dia para isto, quase, eheheh. Boa iniciativa, concordo com o anónimo. Quanto ao conteúdo do post, como dizia atrás, penso que será verdade para quase tudo, mas, como Eduardo não convence todos os portugueses, muito menos todos os Benfiquistas, será difícil, mesmo que seja Jesus a querer ficar com ele. Será mesmo difícil, e por mim preferia outra solução. Veremos o futuro!
Abraço
Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera
http://Bimbosfera.blogspot.com
O Rafael Bracalli já actua numa equipa com objectivos europeus. Superior, só um denominado grande, o que não me parece plausível.
Daí o seu nome não constar nesta lista, embora tenha pensado nele...
Cumprimentos
Saúdo o teu regresso a "este mundo". Quando dizes que concordas com o "Anónimo", referes-te ao Rafael Bracalli?
Quanto ao Eduardo, eu acho que encaixava muito bem em Alvalade. Caso o Benfica decida avançar para a contratação de um guarda-redes, deve contratar um muito superior a Quim, penso eu.
Cumprimentos
Quanto ao Bracalli... Bem, acho que não deve dar para muito mais que aquilo, mas já que perguntaste, que tal acrescentar Moreira, Quim e Stojkovick (nunca sei escrever o nome dele, pesquisa e escreve tu correcto, eheheh!) sobre as suas possíveis carreiras? Quim parece que é para renovar, Moreira não se sabe nada por ora, e Stoj... Bem, diz que está lá bem, no Wigan.
Abraço
Márcio Guerra
Abri este tópico para demonstrar que existem melhores alternativas no nosso futebol, ao invês da absurda quantidade de jogadores, sobretudo sul-americanos, que os nossos clubes contratam a cada época que passa.
Quando ao acréscimo de Quim, Moreira e Stojkovic...
Os dois primeiros, caso deixem o Benfica, não me parece que saiam para uma equipa superior.
O guarda-redes sérvio, eu acho que ele tem qualidade, o seu lado psicológico é que deixa muito a desejar. E como não actua em Portugal, não entra na lista.
Abraço