Análise - Mercado Nacional: Guarda-Redes

Com a abertura do mercado de transferências à porta surgem especulações atrás de especulações, um sem fim de "craques" associados a diversos clubes do nosso país, aos denominados grandes, sobretudo.
Sendo assim, e porque, uma parte desses jogadores são de qualidade duvidosa, o Mosaico Futebolístico decidiu elaborar uma lista de futebolistas da Liga Sagres e Vitalis, que merecem, a meu entender, dar o salto qualitativo na sua carreira. Uma boa parte de nomes portugueses e, a grande maioria, com idade inferior a 26 anos.
Começamos, naturalmente, pelos guarda-redes:

Eduardo
Nacionalidade: Portugal

Idade: 27 anos

Altura: 1.87 cm

Peso: 84 kg

Clube: Sp. Braga

Trata-se do guarda-redes titular da nossa selecção ou para os mais cépticos, tem sido... Um grande assentava-lhe bem, qualidade não lhe falta. Fala-se, com insistência, no Benfica. Será?

Coelho
Nacionalidade: Portugal

Idade: 25 anos

Altura: 1.78 cm

Peso: 76 kg

Clube: Paços de Ferreira

Nascido e criado na Mata Real, agarrou a titularidade à 18ª Jornada, em Guimarães, de então para cá, nunca mais largou a baliza pacense. Impressionante o nível que vem apresentando.

Romuald Peiser
Nacionalidade: França

Idade: 30 anos

Altura: 1.87 cm

Peso: 79 kg

Clube: Naval 1º de Maio

Está há duas épocas na Figueira da Foz e enche-me as medidas de cada vez que o vejo actuar. Tem 30 anos, é um facto, mas parece-me ser guarda-redes para uma equipa com outros objectivos.

Hugo Ventura
Nacionalidade: Portugal

Idade: 22 anos

Altura: 1.84 cm

Peso: 79 kg

Clube: Olhanense (emprestado pelo FC Porto)

Internacional sub-21, dono e senhor da baliza do Olhanense. Não digo que seja altura para regressar ao Dragão mas, para continuar a evoluir, necessita de outro tipo de desafio.

Marafona
Nacionalidade: Portugal

Idade: 22 anos

Altura: 1.90 cm

Peso: 84 kg

Clube: Varzim SC

É, muito provavelmente, o melhor guarda-redes da Liga Vitalis. Está em final de contrato com o Varzim e tem sido associado, com alguma frequência, ao Marítimo.

7 Response to "Análise - Mercado Nacional: Guarda-Redes"

  1. Anónimo sexta-feira, abril 23, 2010
    Excelente iniciativa, parabéns! Concordo com todos os escolhidos. Falta apenas o Bracalli do Nacional.

    Continua
  2. Bimbosfera sexta-feira, abril 23, 2010
    Boas, de volta após uns dias sem tempo para nada mais que um postzinho diário no meu Bimbosfera.

    Em relação ao post em si, caro Fábio, cá estou, de volta, por fim, com um tempo para blogar e Bimbosferar, e passar nos blogs amigos. Tirei o dia para isto, quase, eheheh. Boa iniciativa, concordo com o anónimo. Quanto ao conteúdo do post, como dizia atrás, penso que será verdade para quase tudo, mas, como Eduardo não convence todos os portugueses, muito menos todos os Benfiquistas, será difícil, mesmo que seja Jesus a querer ficar com ele. Será mesmo difícil, e por mim preferia outra solução. Veremos o futuro!

    Abraço

    Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

    http://Bimbosfera.blogspot.com
  3. Fábio Silva sexta-feira, abril 23, 2010
    Caro "Anónimo"

    O Rafael Bracalli já actua numa equipa com objectivos europeus. Superior, só um denominado grande, o que não me parece plausível.
    Daí o seu nome não constar nesta lista, embora tenha pensado nele...

    Cumprimentos
  4. Anónimo sexta-feira, abril 23, 2010
    o coelho deviam ter aproveitado enquanto esteve sem contrato...agora é tarde
  5. Fábio Silva sexta-feira, abril 23, 2010
    Caro Márcio

    Saúdo o teu regresso a "este mundo". Quando dizes que concordas com o "Anónimo", referes-te ao Rafael Bracalli?

    Quanto ao Eduardo, eu acho que encaixava muito bem em Alvalade. Caso o Benfica decida avançar para a contratação de um guarda-redes, deve contratar um muito superior a Quim, penso eu.

    Cumprimentos
  6. Bimbosfera sábado, abril 24, 2010
    Olá de novo... Por acaso não, era com a iniciativa em si, o post, não o conteúdo de forma quantitativa, ou seja, era de forma qualitativa. Acho que é um bom exercício este de se ver se há hipóteses para os jogadores.
    Quanto ao Bracalli... Bem, acho que não deve dar para muito mais que aquilo, mas já que perguntaste, que tal acrescentar Moreira, Quim e Stojkovick (nunca sei escrever o nome dele, pesquisa e escreve tu correcto, eheheh!) sobre as suas possíveis carreiras? Quim parece que é para renovar, Moreira não se sabe nada por ora, e Stoj... Bem, diz que está lá bem, no Wigan.

    Abraço

    Márcio Guerra
  7. Fábio Silva sábado, abril 24, 2010
    Caro Márcio

    Abri este tópico para demonstrar que existem melhores alternativas no nosso futebol, ao invês da absurda quantidade de jogadores, sobretudo sul-americanos, que os nossos clubes contratam a cada época que passa.

    Quando ao acréscimo de Quim, Moreira e Stojkovic...
    Os dois primeiros, caso deixem o Benfica, não me parece que saiam para uma equipa superior.
    O guarda-redes sérvio, eu acho que ele tem qualidade, o seu lado psicológico é que deixa muito a desejar. E como não actua em Portugal, não entra na lista.

    Abraço