«Navegadores» rumo aos oitavos

Portugal apurou-se para os oitavos-de-final do Campeonato do Mundo ao empatar a zero frente ao Brasil, em Durban, na última jornada do Grupo G. Com os canarinhos já qualificados, o nulo satisfez ambas as equipas e confirmou a passagem dos brasileiros no topo, enquanto a equipa das quinas seguiu em frente no lugar imediato, pelo que irá defrontar na próxima terça-feira o vencedor do Grupo H, cujo segundo classificado mede forças diante do pentacampeão mundial no dia anterior.

O seleccionador nacional, Carlos Queiroz, apresentou quatro alterações em relação ao último jogo: Ricardo Costa por Miguel a lateral-direito, Duda em vez de Simão a extremo esquerdo, Danny no lugar de Hugo Almeida (embora tivesse sido Cristiano Ronaldo o ponta-de-lança) e Pepe – a realizar o primeiro desafio oficial desde que se lesionou gravemente num joelho ao serviço do Real Madrid, a 12 de Dezembro de 2009 –, no posto de Pedro Mendes.
O sinal mais dos instantes iniciais pertenceu ao Brasil com dois remates de longa distância de Daniel Alves – uma das três novidades de Dunga, além de Júlio Baptista e Nilmar (nos lugares de Elano [a recuperar de lesão], Kaká [castigado] e Robinho, respectivamente), o primeiro ao lado da baliza de Eduardo e o segundo defendido pelo guarda-redes do Sp Braga. A evidenciar alguma dificuldade em sair para o ataque, a formação lusitana conseguiu responder numa boa jogada aos 18 minutos que Tiago concluiu com um pontapé sem perigo.

Em cima da meia-hora, Nilmar aproveitou a apatia da defesa portuguesa para surgir nas costas de Ricardo Costa a passe de Luis Fabiano e viu Eduardo desviar para a barra o remate do brasileiro à queima-roupa, antes de Fabiano errar por muito pouco o alvo, de cabeça, após cruzamento de Maicon. Muito sozinho no ataque, Ronaldo tentou por duas vezes a sorte ainda antes do intervalo em remates de longe, mas sem êxito.
O extremo do Real Madrid quase ofereceu o golo a Danny pouco depois do reatamento, num rápido contra-ataque, mas Lucio interceptou cortou a bola pela linha de fundo no momento certo. Pepe quase enganou o guardião brasileiro ao desviar um livre directo de Ronaldo na zona frontal. Simão Sabrosa substituiu Duda e aos 58 rematou para defesa atenta de Júlio César.

Dando sequência ao facto de ter surgido melhor no segundo tempo, Portugal dispôs da melhor oportunidade do desafio à hora de jogo. Ronaldo entrou na área pela direita, Lucio cortou o lance a bola ficou à mercê de Raul Meireles, mas o guarda-redes da canarinha negou os intentos do médio do FC Porto e desviou-a da sua baliza. A equipa lusitana continuou mais perigosa e, aos 77 minutos, Ronaldo atirou por cima em plena área após cruzamento de Simão da esquerda.
O empate servia a ambas as formações e o encontro terminou mesmo sem golos, apesar de alguma pressão final por parte do Brasil. Nos descontos, Eduardo defendeu um remate de Ramires que desviou em Bruno Alves e quase traiu o guardião lusitano, mas o derradeiro lance teve Júlio César a negar o golo a Danny.

14 Response to "«Navegadores» rumo aos oitavos"

  1. Anónimo sexta-feira, junho 25, 2010
    É este Brasil quer quer ser campeão do mundo ? Uma equipa vulgar e estou crtente que se Portugal tivesse jogado o seu futebol, sem medo de perder, teria dado uma lição a estes brasucas que não convenceram
  2. André sexta-feira, junho 25, 2010
    Começa a dualidade de critérios. Enfim somos pequenos nas influencias mas grandes no futebol e CR7 já está a aquecer, preparem-se ;)
  3. Anónimo sexta-feira, junho 25, 2010
    Tivemos o melhor ataque e a melhor dedesa! Eduardo e Coentrao estão excepcionais.
  4. Anónimo sexta-feira, junho 25, 2010
    Com justiça o Brasil ficava com 10 a meio da 1ª parte e sofria um penali na 2ª parte (mão de Lúcio). Infelizmente as camisolas ainda pesam e a do brasil é a mais pesado de todas!!!
  5. Anónimo sexta-feira, junho 25, 2010
    A Argentina (a melhor equipa a jogar futebol neste Mundial , até agora) que se ponha a pau , porque há muita gente a querer empurrar o Brasil para a vitória e de qualquer forma. Mas pelo que se viu , o Brasil vai ter de jogar mais e melhor se quiser ser campeão, pois a equipa a abater para a FIFA é a Argentina e a qual irá ser pressionada nos bastidores por Blatter , Platini e Pélé. Mas penso que hoje os brasileiros ficaram um pouco mais assustados. Agora, o que me dava mesmo gozo era a final ser disputada por duas selecções europeias , já que assim se contrariava os que pensam que as selecções europeias são um fracasso e que este Mundial é para os sul-americanos.

    Tiago R.
    SL
  6. Anónimo sexta-feira, junho 25, 2010
    na selecçao nao ha lugar para clubes ou clubismos..por isso digo honestamente q o fabio coentrao está a jogar muito e bem. O ronaldo ja mete nojo de tanto procurar as camaras..
  7. BRASIL?? sexta-feira, junho 25, 2010
    ESTE EMPATE, SABE A DERROTA... QUEM É O BRASIL?
  8. Anónimo sexta-feira, junho 25, 2010
    jogo de nervo, na procura do erro, Portugal firme segue em frente. 1.ª parte brasileira 2.ª parte portuguesa - um jogo que podia cair para qualquer lado, melhores em campo - Eduardo e porque não Júlio César. Homem do jogo Eduardo.
  9. Anónimo sexta-feira, junho 25, 2010
    Meus amigos, a fase dos empates já passou, agora é ganhar ou perder, portanto podem ir arrumando essa conversa da solidez defensiva, porque já não temos o Ricardo para ir aos penaltis e a sorte acaba um dia, é bem melhor que o ketchup comece a sair.
  10. Alberto Suiça sexta-feira, junho 25, 2010
    PARABENS para Portugal e para o Brasil. No Mundial Fala-se Portugues... PARABENS
  11. Anónimo sexta-feira, junho 25, 2010
    Melhor defesa a par do Uruguai e melhor ataque a par da Argentina!!! Sem roubos dos srs que apitam e teríamos o melhor ataque isolados! Para quem criticou e critica, e que disse que nao passávamos do grupo, tomem lá uma chapada!!!! FORÇA PORTUGAL! FORÇA NAVEGADORES!!
  12. João Nunes sexta-feira, junho 25, 2010
    A prova de que se pode fazer uma boa exibição e não ganhar. Solidez defensiva inabalavel. Excelente exibição até agora da dupla de centrais. Coentrão destemido e em grande. E alguem que ninguem dá por ele mas é o equilibrio da equipa, Pedro Mendes. O jogo mudou de figura quando entrou.
  13. Anónimo sexta-feira, junho 25, 2010
    Uma coisa que já disse e repito: para mim esta é a selecção mais equilibrada (talento, raça, juventude, experiência, sobriedade e ambição) de sempre (eventualmente só superada pela do Euro 2000. A fase de grupos foi ultrapassada com COMPETÊNCIA. Ok, n se ganhou ao Marfim, mas tb o mais natural era perdermos com o Brasil e conseguimos empatar, num jogo em q a Canarinha jogou com a equipa principal e fez disto uma autêntica final!
  14. Filipe sexta-feira, junho 25, 2010
    Mais uma vez se viu que o dito penta campeão do mundo, não tem futebol para nós. E que o Brasil vive actualmente de alguns jogadores que fazem a diferença, assim como a Argentina vive com a diferença do Messi. tirem o Kaka ao Brasil e o Messi a Argentina, eles não têm nada.