Melhor o resultado do que a exibição
Portugal estreou-se no Campeonato do Mundo da África do Sul com um empate a zero frente à Costa do Marfim, num encontro realizado esta terça-feira em Port Elizabeth.
A turma comandada por Carlos Queiroz apresentou-se em 4-3-3, com Fábio Coentrão a integrar o quarteto defensivo, na estreia do atleta do Benfica como titular na equipa das quinas. No meio-campo Pedro Mendes foi o elemento mais defensivo, com Deco a assumir o papel de construtor de jogo. No ataque, destaque para a titularidade de Danny, que fez companhia a Cristiano Ronaldo e Liedson.
A selecção portuguesa entrou com o pé direito na partida e aos dez minutos Cristiano Ronaldo esteve perto de inaugurar o marcador após remate de fora da área. Contudo, o disparo do capitão lusitano embateu com estrondo no poste da baliza marfinense.

Após um começo positivo, a selecção da Costa do Marfim, sem Didier Drogba no onze inicial, respondeu, e aos 16 minutos Cheik Tiote deu o primeiro aviso, com um remate perigoso, por cima do alvo. Numa primeira parte disputada a um ritmo baixo, Portugal sentiu dificuldades para penetrar o último reduto marfinense, tendo criado poucas ocasiões para marcar.
No segundo tempo, a formação africana mostrou-se mais afoita e, aos 46 minutos, Gervinho criou uma boa ocasião para inaugurar o marcador após incursão pelo lado esquerdo. Ainda assim, Eduardo correspondeu com uma boa defesa. Aos 53 minutos, foi a vez de Salomon Kalou tentar a sua sorte de fora da área, mas o remate do marfinense saiu à figura do guardião português.
Quatro minutos volvidos, Liedson conseguiu finalmente visar a baliza contrária, com um cabeceamento que, no entanto, saiu fraco, para defesa fácil de Boubacar Barry. Numa fase mais animada do encontro, Gervinho voltou a criar muito perigo, desta feita após cabeceamento no interior da área, com o esférico a sair ao lado.
Aos 65 minutos, nota para a entrada de Drogba (rendeu Kalou), num momento de euforia para os adeptos marfinenses presentes no estádio em Port Elizabeth. Apesar da entrada em campo de um dos melhores atacantes do Mundo, o resultado não sofreu alterações até final, com o empate a manter-se, apesar do assédio final dos africanos. Portugal volta a entrar em acção no Grupo G no próximo dia 21 de Junho, ante a Coreia no Norte, ao passo que a Costa do Marfim medirá forças com o Brasil um dia antes.

Joaquim Barbosa
como eu tenho pena dos meus amigos sportinguistas, grande contratação ah ah ah, isto vai dar bronca ai vai vai!