«Laranja» segue para os quartos-de-final

A Holanda garantiu a passagem aos quartos-de-final do Campeonato do Mundo, ao bater a selecção da Eslováquia por 2-1. Arjen Robben e Wasley Sneijder foram as grandes figuras do encontro e marcaram os dois golos da selecção laranja, que viu a Eslováquia reduzir nos instantes finais na conversão de uma grande penalidade.
Os primeiros minutos do encontro disputado em Durban foram equilibrados, com ambas as equipas a tentarem a sorte com remates de longa distância. A primeira jogada de verdadeiro perigo surgiu aos sete minutos, quando Van Persie aproveitou um cruzamento da esquerda para cabecear com muito perigo, no coração da área, levando a bola a passar a rasar o poste da baliza da Eslováquia.

O primeiro golo do encontro aconteceu aos 17 minutos, quando os holandeses recuperaram a bola à saída da sua área e fizeram um passe a todo o comprimento do campo, fazendo a bola chegar a Arjen Robben que, com muita classe, preparou o remate e disparou à entrada da área, fazendo a bola entrar rasteira, junto ao poste, não dando hipóteses de defesa ao guarda-redes Jan Mucha.
Em vantagem no marcador, a Holanda recuou no terreno e os eslovacos nunca encontraram forma de criar perigo. O jogo baixou de qualidade e a única situação digna de registo até ao intervalo surgiu aos 40 minutos, quando Van Persie tentou a sorte de longa distância, mas Mucha respondeu com uma defesa segura.
A Holanda aumentou o ritmo no início do segundo tempo e esteve perto de aumentar a vantagem. Arjen Robben recuperou a bola no flanco direito, aos 54 minutos, e rematou cruzado, ficando a poucos centímetros de bisar no encontro. No minuto seguinte, Robben entrou na área pelo lado oposto e assistiu Mathijsen, que rematou à queima-roupa para uma defesa sensacional de Mucha.

O guarda-redes da Eslováquia teve muito trabalho na segunda parte e, aos 59 minutos, foi Van Persie quem testou os reflexos de Mucha na cobrança de um livre. O homólogo holandês também fez questão de mostrar qualidades e aos 67 minutos. Stekelenburg fez duas intervenções decisivas para conservar a vantagem tangencial. Primeiro foi Stoch que rematou à entrada da área, obrigando a voo espectacular para ceder o canto. Na sequência da jogada, uma boa movimentação colectiva dos eslovacos levou a bola a chegar a Vittek, que nem queria acreditar quando o guarda-redes voltou a evitar o golo.
Nos últimos minutos, a Eslováquia criou uma boa oportunidade para fazer o empate, mas Vittek perdeu demasiado tempo na área e rematou por alto. A Holanda foi mais eficaz e confirmou o triunfo aos 84 minutos. Depois da marcação rápida de um livre no meio-campo, Dirk Kuyt controlou a bola com a cabeça e tirou o guarda-redes Mucha da jogada, tendo depois a frieza de assistir Sneidjer, que não teve dificuldades para fazer o 2-0.
O resultado final ficou estabelecido no final do período de compensação. Vittek foi derrubado por Stekelenburg e o árbitro não teve dúvidas em assinalar grande penalidade a favor da Eslováquia. Vittek aproveitou para marcar o seu quarto golo no Mundial, mas não evitou a derrota da sua equipa por 2-1.

0 Response to "«Laranja» segue para os quartos-de-final"