A grande entrevista de Hulk ao JN
Hulk concedeu uma entrevista exclusiva ao Jornal de Notícias. Na mesma, o jogador do FC Porto, fala sobre o castigo aplicado pela Comissão Disciplinar da Liga, a revogação do mesmo, das suas expectativas em relação à próxima época e, também, do... Benfica.
Terminada a época, já pode explicar o que se passou no túnel da Luz, depois do jogo com o Benfica?
Digo apenas que o que foi transmitido cá para fora foi uma coisa totalmente diferente do que se passou e isso prejudicou muito o F. C. Porto, tal como a mim e ao Sapunaru. Se perguntarem às pessoas sérias e honestas que lá estiveram, chegarão ao que aconteceu na realidade.
Acha que a CD da Liga aproveitou o que se passou para enfraquecer o F. C. Porto na luta pelo título?
Não posso dizer se foi essa a intenção porque não conheço as pessoas que decidiram o castigo. O que sei é que eu, o Sapunaru e o F. C. Porto fomos muito prejudicados. Sem dúvida nenhuma... Como jogadores, queremos fazer nos jogos o que trabalhamos durante a semana. Infelizmente, não pude fazer isso nem ajudar a equipa. Foi triste ver os meus colegas entrar em estágio, concentrados nos jogos, e ter de ir para casa.
Agora que a época acabou, continua a não dar mérito ao Benfica e a dizer que, se não fosse o castigo, tudo poderia ter sido diferente?
O F. C. Porto, como qualquer outra equipa, não depende apenas de um jogador. Se eu tivesse podido jogar, podíamos ter sido campeões, ou não... Toda a gente quer dar o mérito ao Benfica e dizer que jogou de forma espectacular, mas, no ano passado, o F. C. Porto ganhou o campeonato, a Taça, chegou aos quartos-de-final da Champions, e ninguém falou em mérito, nem em nada. Em cinco anos, o F. C. Porto ganhou quatro vezes a Liga, mas não lhe foi dado o mérito. Não percebo determinadas coisas que acontecem em Portugal.
Considera que foi o castigo imposto pela Liga que o impediu de ter sido convocado para o Mundial?
Sem dúvida. Quando fui à selecção, fiz aqueles dois jogos, fui elogiado e o pensamento era voltar. Se tivesse jogado bem naqueles três meses, teria 99% de hipóteses de ser chamado. Infelizmente, estive sem jogar e, assim, era muito difícil ir ao Mundial, até porque só tinha sido convocado uma vez. O castigo prejudicou-me bastante e foi a principal razão para não ter sido chamado.
Se pudesse, o que dizia agora a Ricardo Costa?
Nada. Não falaria com ele.
O que faltou ao F. C. Porto para chegar ao penta? Terá a equipa sentido em demasia as saídas de Lucho e Lisandro?
Qualquer equipa sente a falta de jogadores como Lucho e Lisandro. São grandes jogadores e como pessoas nem se fala... Fizeram falta, mas penso que, acima de tudo, não tivemos sorte com as lesões, para não falar dos longos castigos. O treinador nunca teve a equipa toda disponível. Se isso aconteceu em duas ou três partidas, já foi muito. Para além disso, também aconteceram outras coisas. Houve jogos em que o F. C. Porto foi muito prejudicado.
Não está no seu horizonte uma saída para o estrangeiro?
Sempre pensei em clubes grandes, mas já estou num grande da Europa. Estou feliz aqui e espero voltar na próxima época, fazer uma boa pré-temporada e começar bem o campeonato. Quando sair do F. C. Porto, quero sair por cima e campeão.
O que se pode esperar do Hulk na próxima época? Melhor do que os nove golos marcados esta época, mesmo sabendo que esteve de fora três meses?
Claro que sim. De certeza que vou render bem mais e que não vou estar três meses parado, a menos que queiram castigar-me de novo... Acho que estarei mais maduro e mais consciente das exigências, para corresponder melhor.
Pro ano já n teem o vosso melhor jgdor o Ricardinho da Costa, famoso adepto do belenenses!